As lentes de contato dentais, conhecidas hoje como facetas laminadas, nem sempre tiveram esse nome. Ao longo da história, elas já foram chamadas de:
Facetas de Porcelana
Esse foi o primeiro nome usado para as lentes, quando foram introduzidas na década de 1980. O termo “porcelana” destacava o material utilizado em sua confecção.
Lentes Estéticas
Na década de 1990, as lentes ganharam popularidade e o termo “estéticas” foi adicionado para destacar sua função de melhorar a aparência do sorriso.
Microfacetas
Com o desenvolvimento de técnicas mais precisas, as lentes ficaram mais finas na década de 2000, levando ao nome “microfacetas”.
Lentes de Contato Dentais
A partir da década de 2010, o nome “lentes de contato dentais” se popularizou por ser mais descritivo e fácil de entender, comparando-as às lentes de contato oftálmicas.
Facetas Laminadas
Hoje em dia, o termo “facetas laminadas” é o mais utilizado, combinando a descrição do material (porcelana) e da forma como são aplicadas (finas lâminas).
Outros termos menos comuns:
- Veneers
- Supra-esmalte
- Restaurações Cerâmicas
Curiosidade:
O termo “lentes de contato dentais” pode ser considerado um pouco genérico, pois existem diferentes tipos de lentes, como as facetas de porcelana e as lentes de resina.
Independentemente do nome, as lentes de contato dentais são uma excelente opção para quem deseja:
- Corrigir manchas e amarelamento
- Fechar espaços entre os dentes
- Corrigir imperfeições
- Melhorar a autoestima
.